Pular para o conteúdo principal

Pâncreas

O pâncreas é uma glândula composta que pertence aos sistemas digestivo e endócrino




O pâncreas exócrino corresponde à maior parte da massa pancreática, constituída basicamente por células acinares, organizadas na forma de ácinos. As cé- lulas acinares sintetizam enzimas digestivas, em sua forma inativa, tais como amilases, proteases, lipases e nucleases. Posteriormente, essas enzimas são secretadas nos ductos pancreáticos e transportadas até o duodeno, onde são ativadas.  As células dos ductos produzem mucina e fluidos ricos em bicarbonato, úteis na neutralização do conteúdo ácido estomacal.


A função endócrina do pâncreas é desempenhada por aglomerados de células, dispersas no tecido acinar pancreático, denominados Ilhotas de Langerhans. A ação do pâncreas endócrino é dividida em duas fases: a Fase anabólica e a Fase Catabólica.

•Catabolismo: é o processo de quebra/ gasto de energia ( no jejum e entre as refeições

•Anabolismo: é o processo de reserva, produz gordura e armazena carboidratos e proteínas


Fase Anabólica

Após a alimentação, a corrente sanguínea se encontra com altos níveis de glicose, ac. graxos e aminoácidos. O pâncreas ao perceber esse aumento dos níveis de nutrientes produz a insulina. A insulina é produzida mais especificamente nas células β da Ilhota de Langerhans. A função da insulina é armazenar os nutrientes no organismo, utilizando de varias formas:

• A insulina ativa os transportadores de glicose (GLUTS) da célula. Só assim a célula irá conseguir captar a glicose, porém algumas celulas não necessitam da insulina para a glicose conseguir entrar como por exemplo as células do Sistema nervoso ( os GLUTS ficam ativos em tempo integral), Sistema Renal e Hemácias.

•A insulina atua no fígado para armazenamento da glicose, estimula o processo de glicogênese (formação do glicogênio hepático)

• A insulina atua no tecido adiposo para armazenamento de Ac. Graxos, estimulando o processo de lipogênese

• A insulina atua no músculo para o armazenamento de Aminoácidos, estimulando o processo de proteogênese

Fase Catabólica

Ocorre a fase catabólica em situações de jejum, exercício físico, estresse e durante o sono.

As células α  da Ilhota de Langerhans produzem o Glugagon, quando os níveis de nutrientes estão baixos na corrente sanguínea.

•O Glugagon atua no fígado estimulando a glicogenólise (quebra do glicogênio hepático) e a gliconeogênese (produção de glicose a partir de lactato e aminoácidos).

•Atua no tecido adiposo estimulando a lipólise

• Atua nos músculos estimulando a proteólise

Esses mecanismos tendem a aumentar a quantidade de glicose, aminoácidos e lipídeos na corrente sanguínea através da mobilização de reservas do corpo, por isso é denominada uma fase catabólica.


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Controle do Cálcio e fósforo

O controle do cálcio e fósforo no organismo dos animais é feito através de 3 hormônios:  PTH, Calcitonina e 1,25 DHCC. O PTH (Paratormônio) é produzido na Paratireoide, os níveis do cálcio no sangue indicam a glândula quando ela deve liberar PTH, ela possui sensores que percebem a hipocalcemia e o aumento do fósforo. As funções do PTH são aumentar os níveis de cálcio no sangue e reduzir o níveis de fósforo no sangue. Ele atua em dois lugares: nos ossos e nos rins; atua nos ossos estimulando a lise de matriz óssea realizada pelos osteoclastos (ou seja retira cálcio dos ossos e joga no sangue), e, atua nos rins estimulando a reabsorção de cálcio, aumentando a secreção de fósforo na urina afim de diminuir os níveis do mesmo, além de estimular a síntese do hormônio 1,25 DHCC (responsável por aumentar a absorção de cálcio intestinal). A Calcitonina é um hormônio proteico e é produzido pela Glândula Tireoide. Sua função é reduzir o cálcio e aumentar o fósforo presente no ...

Hormônio do crescimento (GH)

  É um hormônio   proteico sintetizado e secretado pela  glândula  hipófise anterior ou adenohipófise. Este hormônio estimula o  crescimento , a  reprodução celular e funciona como um regulador metabólico  em humanos e outros animais  vertebrados . - Nanismo hipofisário: característico pela baixa produção de GH causa um defeito no desesnvolvimento corporal - Gigantismo: causado pelo aumento na produção de GH - Acromegalia: causado pelo aumento na produção de GH, caracterizado por crescimento anormal dos ossos chatos após a puberdade, e organomegalia (coração,rins , fígado aumentados)  A acromegalia pode ser causada por uma neoplasia ( tumor na adeno hipófise, mais comum em gatos) ou pelo aumento dos progestágenos. A glândula mamaria de uma cadela produz GH normalmente, porém ao utilizar medicamentos de controle de cio pode acontecer um aumento anormal da produção do hormônio GH causando a acromegalia. ...

Hiperparatireoidismo

A liberação de PTH depende do aumento do fósforo ou da diminuição do Cálcio. O hiperparatireoidismo é a condição em que há excesso do hormônio paratormônio , e ele pode ser classificado em primário ou secundário. Hiperparatireoidismo primário O excesso de secreção de PTH é causado devido ao trabalho excessivo de pelo menos uma das glândulas paratireoides, o que resulta em um excesso de cálcio no sangue (quadro também chamado de  hipercalcemia ) ou hipofosfotatemia.  Está associado com neoplasia de paratireoide (tumor benigno) ou hiperplasia de uma ou mais glândulas, outras causas: Síndrome da paraneoplasia => tumores secretam moléculas ativas muito semelhantes ao PTH. O diagnóstico é feito através da dosagem de cálcio(↑), fósforo(↓) e PTH(↑). Tratamento: Remoção cirúrgica dos tumores. Complicações implicam hipocalcemia, pode ser necessário suplementar cálcio e vitamina D e fazer reposição hormonal se necessário. Hiperparatireoidismo secundário Ocorre ...