Pular para o conteúdo principal

Hormônio do crescimento (GH)

 É um hormônio  proteico sintetizado e secretado pela glândula hipófise anterior ou adenohipófise. Este hormônio estimula o crescimento, a reprodução celular e funciona como um regulador metabólico em humanos e outros animais vertebrados.


- Nanismo hipofisário: característico pela baixa produção de GH causa um defeito no desesnvolvimento corporal


- Gigantismo: causado pelo aumento na produção de GH
- Acromegalia: causado pelo aumento na produção de GH, caracterizado por crescimento anormal dos ossos chatos após a puberdade, e organomegalia (coração,rins , fígado aumentados)

 A acromegalia pode ser causada por uma neoplasia ( tumor na adeno hipófise, mais comum em gatos) ou pelo aumento dos progestágenos. A glândula mamaria de uma cadela produz GH normalmente, porém ao utilizar medicamentos de controle de cio pode acontecer um aumento anormal da produção do hormônio GH causando a acromegalia.


GH no metabolismo

O GH atua diretamente no metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas.

Metabolismo de carboidratos: Aumenta a glicose presente no sangue estimulando a gliconeogênese ( produção de glicose através de outros compostos); estimulando a glicogenólise ( transformação do glicogênio hepático em glicose); reduzindo o efeito da insulina.

Metabolismo de lipídeos: Estimula a lipólise ( quebra do trigliceridio do tec. Adiposo em ac graxos e glicerol).

Metabolismo de proteínas: estimula a síntese de proteínas 


HIPOTALÁMO -> PRODUZ -> GHRH -> ADENOHIPÓFISE -> GH



O gh atua nos ossos e nas cartilagens para o crescimento. 
* Estimula o fígado a produzir hormônios IGF's ( 1 e 2 ), que irá atuar nos condroblastos e osteoblasto fazendo mitoses.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Controle do Cálcio e fósforo

O controle do cálcio e fósforo no organismo dos animais é feito através de 3 hormônios:  PTH, Calcitonina e 1,25 DHCC. O PTH (Paratormônio) é produzido na Paratireoide, os níveis do cálcio no sangue indicam a glândula quando ela deve liberar PTH, ela possui sensores que percebem a hipocalcemia e o aumento do fósforo. As funções do PTH são aumentar os níveis de cálcio no sangue e reduzir o níveis de fósforo no sangue. Ele atua em dois lugares: nos ossos e nos rins; atua nos ossos estimulando a lise de matriz óssea realizada pelos osteoclastos (ou seja retira cálcio dos ossos e joga no sangue), e, atua nos rins estimulando a reabsorção de cálcio, aumentando a secreção de fósforo na urina afim de diminuir os níveis do mesmo, além de estimular a síntese do hormônio 1,25 DHCC (responsável por aumentar a absorção de cálcio intestinal). A Calcitonina é um hormônio proteico e é produzido pela Glândula Tireoide. Sua função é reduzir o cálcio e aumentar o fósforo presente no ...

Hiperparatireoidismo

A liberação de PTH depende do aumento do fósforo ou da diminuição do Cálcio. O hiperparatireoidismo é a condição em que há excesso do hormônio paratormônio , e ele pode ser classificado em primário ou secundário. Hiperparatireoidismo primário O excesso de secreção de PTH é causado devido ao trabalho excessivo de pelo menos uma das glândulas paratireoides, o que resulta em um excesso de cálcio no sangue (quadro também chamado de  hipercalcemia ) ou hipofosfotatemia.  Está associado com neoplasia de paratireoide (tumor benigno) ou hiperplasia de uma ou mais glândulas, outras causas: Síndrome da paraneoplasia => tumores secretam moléculas ativas muito semelhantes ao PTH. O diagnóstico é feito através da dosagem de cálcio(↑), fósforo(↓) e PTH(↑). Tratamento: Remoção cirúrgica dos tumores. Complicações implicam hipocalcemia, pode ser necessário suplementar cálcio e vitamina D e fazer reposição hormonal se necessário. Hiperparatireoidismo secundário Ocorre ...