Pular para o conteúdo principal

Hipotireoidismo em cães?

   Sim, é totalmente possível. A glândula tireóide se localiza abaixo da laringe, nos primeiros anéis da traqueia, ela é simétrica, está presente igualmente dos dois lados e qualquer assimetria ou presença de nódulos pode estar relacionada com alguma patogenia e deve ser investigada.


   Essa glândula é de suma importância, pois produz três hormônios que regulam o metabolismo do corpo do animal: 

•Triiodotironina (T3)
•Tiroxina (T4)
•Calcitonina

    O T3 e o T4 desempenham diferentes funções no organismo; são termorreguladores pois aumentam o número e atividade das mitocôndrias , além de aumentar o gasto de ATP e produção de calor; aumentam a absorção de glicose no intestino e aumentam o número de receptores para LDL (lipoproteína que transporta o colesterol); estimulam a eliminação/ secreção do colesterol pela bile.

   Em um mal funcionamento da glândula tireoide o animal passará a ter poucos hormônios T3 e T4 em sua corrente sanguínea e seu metabolismo estará comprometido. O cão terá menor atividade celular e menor gasto de energia, dessa forma acaba ganhando peso, o colesterol também pode acumular no sangue, o que é muito frequente em humanos.

Sintomas:
 - Queda da temperatura corporal/ frio : o cão tem sua atividade metabólica diminuída por isso tem maior dificuldade em produzir calor para manter o corpo aquecido.
- Ganho de peso: devido a queda da atividade metabólica das células há menos consumo de energia que é armazenada pelo corpo fazendo o cão ganhar peso.
- Bradicardia: ocorre uma redução da frequência cardíaca do animal porque oT3 e o T4 aumenta o numero de receptores adrenérgicos no miocárdio.
- Letargia: uma depressão neurológica causada pela queda da atividade no Sistema nervoso central
- Alopecia (queda de pelo)

   Se seu cão apresentar alguns desses sintomas procure o Médico Veterinário, o diagnóstico do hipotireoidismo poderá ser confirmado através da dosagem de T4 e Tsh, sendo o primeiro em baixíssima quantidade e o segundo em quantidades acimas da normalidade. O tratamento é simples e acessível: reposição hormonal.
   
Gia


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Controle do Cálcio e fósforo

O controle do cálcio e fósforo no organismo dos animais é feito através de 3 hormônios:  PTH, Calcitonina e 1,25 DHCC. O PTH (Paratormônio) é produzido na Paratireoide, os níveis do cálcio no sangue indicam a glândula quando ela deve liberar PTH, ela possui sensores que percebem a hipocalcemia e o aumento do fósforo. As funções do PTH são aumentar os níveis de cálcio no sangue e reduzir o níveis de fósforo no sangue. Ele atua em dois lugares: nos ossos e nos rins; atua nos ossos estimulando a lise de matriz óssea realizada pelos osteoclastos (ou seja retira cálcio dos ossos e joga no sangue), e, atua nos rins estimulando a reabsorção de cálcio, aumentando a secreção de fósforo na urina afim de diminuir os níveis do mesmo, além de estimular a síntese do hormônio 1,25 DHCC (responsável por aumentar a absorção de cálcio intestinal). A Calcitonina é um hormônio proteico e é produzido pela Glândula Tireoide. Sua função é reduzir o cálcio e aumentar o fósforo presente no ...

Hormônio do crescimento (GH)

  É um hormônio   proteico sintetizado e secretado pela  glândula  hipófise anterior ou adenohipófise. Este hormônio estimula o  crescimento , a  reprodução celular e funciona como um regulador metabólico  em humanos e outros animais  vertebrados . - Nanismo hipofisário: característico pela baixa produção de GH causa um defeito no desesnvolvimento corporal - Gigantismo: causado pelo aumento na produção de GH - Acromegalia: causado pelo aumento na produção de GH, caracterizado por crescimento anormal dos ossos chatos após a puberdade, e organomegalia (coração,rins , fígado aumentados)  A acromegalia pode ser causada por uma neoplasia ( tumor na adeno hipófise, mais comum em gatos) ou pelo aumento dos progestágenos. A glândula mamaria de uma cadela produz GH normalmente, porém ao utilizar medicamentos de controle de cio pode acontecer um aumento anormal da produção do hormônio GH causando a acromegalia. ...

Hiperparatireoidismo

A liberação de PTH depende do aumento do fósforo ou da diminuição do Cálcio. O hiperparatireoidismo é a condição em que há excesso do hormônio paratormônio , e ele pode ser classificado em primário ou secundário. Hiperparatireoidismo primário O excesso de secreção de PTH é causado devido ao trabalho excessivo de pelo menos uma das glândulas paratireoides, o que resulta em um excesso de cálcio no sangue (quadro também chamado de  hipercalcemia ) ou hipofosfotatemia.  Está associado com neoplasia de paratireoide (tumor benigno) ou hiperplasia de uma ou mais glândulas, outras causas: Síndrome da paraneoplasia => tumores secretam moléculas ativas muito semelhantes ao PTH. O diagnóstico é feito através da dosagem de cálcio(↑), fósforo(↓) e PTH(↑). Tratamento: Remoção cirúrgica dos tumores. Complicações implicam hipocalcemia, pode ser necessário suplementar cálcio e vitamina D e fazer reposição hormonal se necessário. Hiperparatireoidismo secundário Ocorre ...